Quantidade de Páginas visitadas

História da  Escola

    No ano de 1965, o então vigário da Paróquia São Pedro de Pato Branco, Frei Sérgio Hilleshein, manteve contato com a congregação dos Irmãos Lassalistas, através de correspondência à Associação Brasileira de Educadores Lassalistas, solicitando que os mesmos se instalassem em nosso município, criando uma escola La Salle.

As negociações, a partir de então, foram se concretizando e, no ano de 1966, iniciou-se as obras para a construção do prédio onde funcionaria a escola. Um fator muito importante que se deve salientar, é que houve uma contribuição muito grande por parte de algumas pessoas da comunidade, que doaram aos Irmãos Lassalistas, os terrenos onde viria a ser construída a escola. Para dar prosseguimento as negociações e posteriormente iniciar a construção, a congregação lassalista enviou à Pato Branco, o Irmão Albano, que, juntamente com frei Sérgio levaram adiante o projeto inicial de se criar a escola La Salle.

A escola foi inaugurada ou teve suas aulas iniciadas no mês de março de 1967 e a idéia inicial, era de se construir um educandário apenas para rapazes, já que havia na cidade, outra instituição de ensino que atendia as moças. O seu primeiro diretor não poderia ser outro senão o Irmão Albano, já que o mesmo já se encontrava trabalhando em Pato Branco e também dava aulas no seminário em Francisco Beltrão.

A escola foi criada com o nome de Ginásio La Salle e funcionou como escola particular até o final do ano de 1970, quando a direção e a congregação dos Irmãos Lassalistas, atendendo a inúmeros pedidos da comunidade, firmou convênio com a Secretaria de Estado da Educação, passando a oferecer um ensino gratuito e de qualidade. A partir do ano de 1971, a instituição passou a se chamar Ginásio Estadual La Salle e até então ofertava apenas o ensino no período diurno, somente no ano de 1972 é que foi ofertado o ensino noturno. Já no ano de 1972 passou a se chamar Escola Estadual La Salle.

Temos que registrar aqui, que os Irmãos Lassalistas permaneceram na direção da escola até o ano de 1984, sendo que após o Irmão Albano dirigir a escola até o final do ano de 1980, a escola teve como diretor, o Irmão Inácio, que permaneceu na função até o final do ano de 1984. Em 1985 a escola teve o seu primeiro diretor leigo, o professor Jacir Zorzo, que esteve à frente da direção da escola somente naquele ano. Estava implantada em Pato Branco, a nova forma de administrar uma escola lassalista, somente sob a responsabilidade de leigos, sem a presença de irmãos lassalistas, o último irmão a permanecer em Pato Branco, foi o irmão Nelson Saggiorato que permaneceu até o ano de 1986 em nossa comunidade.

No ano de 1988 a escola Estadual La Salle, solicitou autorização da Secretaria de Estado da Educação, para ofertar o ensino de pré a 4ª série, com a autorização concedida através da Resolução 2867/88, a escola inicia suas atividades nestas séries de ensino, no ano de 1989.

Outro sonho que se concretizou, foi a criação do ensino de 2º Grau, no ano de 1991, quando a escola passou a denominar-se Colégio Estadual La Salle, incorporando o ensino de 1ª série do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio até o ano de 1999.

No ano de 1999 o Colégio Estadual La Salle teve seu ensino desmembrado, passando o ensino fundamental de pré a 4ª série, a ser administrado pela Prefeitura Municipal de Pato Branco, através da municipalização do ensino nesta modalidade e a escola passou a denominar-se Escola Municipal São João Batista de La Salle, em homenagem ao nosso padroeiro. Também neste ano, após a Secretaria de Estado da Educação se isentar de assumir suas responsabilidades diante do convênio firmado anteriormente com os irmãos lassalistas, a Associação de Pais e Mestres do Colégio Estadual La Salle, assumiu inteiramente a administração do patrimônio pertencente à Associação Brasileira de Educadores Lassalistas. Isto só foi possível porque os irmãos lassalistas firmaram com a APM do colégio, um comodato por 20 anos, para que a mesma administrasse todo o seu patrimônio.

Atualmente Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco, está sob a direção da professora Bernardet Barancelli Valenga, que assumiu a função no mês janeiro do ano de 2014, possui aproximadamente 890 alunos matriculados e conta com um quadro de 19f  uncionários e 80 professores .












Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito